13 Dicas Para Manter a Pele Saudável

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano. Ela o cobre totalmente, tendo o papel de proteger nosso corpo contra a entrada de substâncias estranhas, regular nossa temperatura e ainda eliminar toxinas.

Por isso é importante que você tenha alguns cuidados com sua pele para que assim ela se mantenha saudável.

Mas como fazer isso?

A seguir você vai poder conferir algumas dicas para manter a saúde de sua pele.

Vamos conferir?

1 Higienize sua pele

É importante que você mantenha sua pele sempre limpa, pois dessa forma você elimina as impurezas de sua superfície e retira o excesso de oleosidade.

O ideal é lavar a pele com água fria ou morna. No caso da pele do rosto você deve fazer isso duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite.

Na pele do corpo você pode limpá-la na hora do banho. Lembre-se de usar sabonetes específicos para seu tipo de pele.

2 Hidrate sua pele

Você também deve hidratar sua pele utilizando um hidratante específico para ela, dessa forma ela ficará mais macia e manterá sua oleosidade natural.

Você deve fazer a hidratação da pele do rosto duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite após a limpeza e a tonificação da pele.

Já no corpo, você deve passar o hidratante após o banho, dessa forma a oleosidade natural da pele que foi tirada com o uso do sabonete retornará.

3 Use protetor solar todos os dias

É importante que ao menos no rosto você use protetor solar todos os dias. Dessa forma você evita o envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele que podem ser causados devido à exposição da pele aos raios UV.

4 Tome bastante água

Você também deve se manter sempre hidratada, pois a água auxilia no bom funcionamento do organismo e na eliminação de toxinas.

Mantendo seu corpo hidratado sua pele também ficará hidratada e mais bonita, com elasticidade e menos propensa à acne.

O ideal é tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

5 Evite dormir de maquiagem

A maquiagem fecha os poros, fazendo com que a pele fique mais oleosa. Se você dormir com ela vai estar favorecendo a formação de acne e até mesmo o envelhecimento precoce da pele.

Por isso antes de dormir use produtos específicos para tirar a maquiagem e depois faça a limpeza de sua pele, tonifique-a a passe um bom hidratante.

6 Faça a esfoliação de sua pele

A esfoliação é um tratamento feito à base de cremes que contém grânulos que promovem a remoção de células mortas e sujeiras que se encontram na superfície da pele.

É bom fazer esse tratamento pelo menos uma vez por semana, dessa forma você tirará o excesso de oleosidade.

Não queira fazer mais vezes, pois poderá provocar o efeito contrário e sua pele ficará muito seca, além de irritada, e assim produzirá mais sebo.

7 Evite usar bucha ao tomar banho

Não é indicado usar buchas durante o banho, pois ela retira a camada de gordura que protege a pele, além de agredir as peles muito secas e sensíveis.

Por isso o indicado é apenas usar o sabonete. Você também deve evitar tomar banho com água quente, pois ela promove o aumento da oleosidade da pele.

8 Evite fumar

Fumar é um hábito que não faz nenhum bem à saúde, pelo contrário prejudica em vários aspectos e não é diferente com a pele.

O cigarro causa envelhecimento precoce, fazendo com que a pele perca sua elasticidade natural e fique com um aspecto mais acinzentado.

Por isso se você fuma é bom pensar em parar com esse hábito.

9 Evite tomar álcool em excesso

O excesso de álcool além de fazer mal à saúde em geral também pode fazer mal à pele.

A pele fica desidratada, amarelada, com olheiras e você ainda fica com o sistema imunológico mais fraco, podendo vir a desenvolver doenças de pele.

10 Durma bem

É importante ter uma boa noite de sono, pois dessa forma seu corpo se recupera, renovando as células e recebendo os tratamentos que você fez durante o dia, devido ao uso de hidratantes e outros produtos para pele.

11 Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos também favorecem a pele, pois através deles sua circulação sanguínea é favorecida e assim promove a chegada de nutrientes e oxigênio às células do corpo, inclusive à pele, conferindo-lhe uma aparência mais saudável.

Além disso, a atividade física ajuda a aumentar a produção do hormônio do crescimento e L Glutamina que atuam contra o envelhecimento.

Sua pele também fica mais firme, diminuindo o risco de flacidez e rugas e ainda ajuda a combater os radicais livres.

12 Tenha uma boa alimentação

Ter uma boa alimentação também se reflete em sua pele. É essencial comer frutas e verduras, pois elas possuem vitaminas e nutrientes que fazem bem à pele.

Evite doces, alimentos muito calóricos e gordurosos, pois esses alimentos podem proporcionar o endurecimento do colágeno e da elastina, assim fazendo com que a pele perca a elasticidade natural e fique mais flácida.

Também é bom comer proteínas, gorduras boas e carboidratos integrais, dessa forma você proporcionará todos os nutrientes que seu corpo necessita e você poderá manter seu peso.

13 Consuma colágeno

O colágeno é uma proteína muito importante não só para a pele como o corpo em geral. Ele ajuda a aumentar a tonacidade, hidratação e reduz a flacidez.

O colágeno pode ser encontrado em cartilagens, pele e tendões de aves, suínos e bovinos.

No entanto a forma mais fácil de consumir essa proteína é através do suplemento.

Pois ele é hidrolisado para melhorar sua absorção pelo organismo, além disso, para proporcionar benefícios à pele o colágeno precisa ser tipo 1.

Mas não é qualquer suplemento que tem qualidade, ele precisa ser livre de substâncias que fazem mal à saúde como ácido cítrico, aromatizantes, maltodextina, dióxido de silício, acessulfame K, açúcar e glúten.

O ideal também é que ele seja aprovado pela ANVISA, pois dessa forma você terá certeza que foram feitos todos os testes necessários para seu uso.

Colágeno com vitamina C em sua composição também é indicado, pois ela que ajuda na absorção do colágeno pelo organismo.

O colágeno que atende melhor a esses pré-requisitos e ainda é vendido em cápsulas gelatinosas para facilitar a digestão é o Collagen Plus.

Ele foi lançado no Brasil há pouco tempo, tendo se baseado nas melhores marcas de colágeno dos Estados Unidos e conta com todas as características que citamos. Utilizando-o você ajudará a manter a saúde de sua pele.

Leave a Comment: