6 Benefícios Surpreendentes do Colágeno

Vocês provavelmente já ouviram falar (e muito) do termo “colágeno” ultimamente.

Sim, muitas pessoas estão usando peptídeos de colágeno diariamente. Mas, quando ouvimos pela primeira vez sobre eles, ficamos muito confusos e não sabíamos se era algo que realmente vale a pena investir ou se era apenas mais uma nova tendência da moda.

Porém o colágeno veio para ficar e realmente se tornou um complemento fundamental para tomar mulher que queira manter uma aparência mais jovem e preservar o bem estar. Vocês irão entender um pouco mais abaixo o por que disso.

Preciso mesmo de suplementação de colágeno?

À medida que envelhecemos, a quantidade de colágeno em nosso corpo diminui. Aos 25 anos, os níveis de colágeno diminuem a uma taxa de 1,5% ao ano. Aos 40 anos, o colágeno se esgota mais rapidamente do que é produzido! E aos 60 anos, mais da metade do colágeno do corpo está esgotado.

E colágeno que nos une! Ele é encontrado na pele, ligamentos, cartilagem, tendões, músculos, tecido ósseo, vasos sanguíneos, discos inter-vertebrais, trato gastrointestinal, dentes e até na córnea do olho.

O colágeno é um dos poucos suplementos que acredito que todos deveriam adicionar à sua dieta, pois fornece uma pele com aparência mais jovem, auxilia na redução da inflamação e até na cura do intestino.

6 benefícios surpreendentes do colágeno

Aqui estão alguns benefícios mais surpreendentes dessa proteína. Além disso, saiba como e quando tomá-lo para obter melhores resultados. Vamos lá!

Ajuda na Digestão

O colágeno acalma e cura o trato digestivo e ajuda a reparar o revestimento mucoso. Também ajuda a quebrar as proteínas e gorduras dos alimentos, facilitando a digestão do corpo.

Saúde da pele

Alguns médicos se referem ao colágeno como o novo produto antienvelhecimento do século 21 e temos que concordar! Garante coesão, elasticidade e regeneração da pele. O colágeno é composto principalmente dos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina. Esses aminoácidos específicos já se mostraram eficiente em reduzir os sinais de envelhecimento. Pesquisas clínicas provaram que o colágeno da Collagen Plus promove uma pele com aparência mais jovem, melhora o seu nível de umidade, sua suavidade, melhora os sinais de rugas profundas e melhora a elasticidade da pele.

Perda de peso

Estudos mostram que os peptídeos de colágeno consumidos no café da manhã são 40% mais saciantes do que outras proteínas (como soro ou soja) e se correlacionam com uma redução de 20% na ingestão de alimentos no almoço.

Saúde dos ossos e articulações

Os aminoácidos presentes no colágeno, a glicina e a prolina, reparam os tecidos, diminuem a inflamação e proporcionam alívio da dor nas articulações, semelhante ao uso de cortisona ou ibuprofeno. A glicina também acelera a cicatrização de feridas, ajuda nas articulações rígidas e promovendo sua recuperação. Outro estudo mais recente avaliou a eficiência dos peptídeos de colágeno em um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado, no qual 250 indivíduos com osteoartrite primária do joelho receberam 10g de colágeno diariamente. Os resultados mostraram uma melhora significativa no conforto das articulações do joelho e, novamente, os indivíduos com maior deterioração articular foram os que mais se beneficiaram.

Desempenho atlético

Os aminoácidos específicos, principalmente glicina e prolina, ajudam a reparar os tecidos, diminuem a inflamação, diminuem a recuperação após o exercício e ajudam nas lesões relacionadas ao esporte. A suplementação com colágeno mostrou uma redução do risco de lesões nos músculos, tendões e ligamentos em atletas. Também o conteúdo de glicina e arginina no colágeno ajuda no desempenho atlético e ajuda a manter e restaurar a massa muscular. A arginina estimula a liberação do hormônio de crescimento da hipófise, que é conhecido por aumentar a massa muscular e que pode explicar os ganhos de desempenho.

Melhora seu sono

A glicina desempenha um papel importante nos neurotransmissores no cérebro. Pesquisas recentes mostram que a glicina melhora a qualidade do sono para quem tem dificuldade de dormir. Além disso, ajuda também a reduzir a sonolência diurna e melhora a memória durante seu período acordada.

Mas afinal como e qual colágeno tomar?

Se você é daquelas que não gosta de comer pé de galinha, mocotó, sopas e caldos concentrados após ferver ossos de boi, ou se é vegetariana ou está em uma dieta restrita, uma alternativa é comprar colágeno hidrolisado como suplemento. Hidrolisado significa que a proteína de colágeno foi decomposta em um único aminoácido.

Por isso é muito importante obter uma marca que indique qual é essa fonte. Se você deseja melhorar a pele, unhas, cabelos e se sentir uma Diva, procure um produto com uma alta porcentagem de colágeno tipo I. Se você quer um colágeno para promover a saúde das articulações, procure um com colágeno tipo II.

Após lermos 28 artigos científicos americanos e analisar mais de 100 fórmulas tanto no Brasil quanto no exterior, chegamos a uma lista de requisitos que você PRECISA levar em consideração antes de comprar qualquer produto que contenha colágeno:

Requisito opcional: cápsulas gelatinosas. Facilita muito a ingestão principalmente quando é necessário consumir mais de uma vez ao dia e potencializar os resultados estéticos. Nada contra o colágeno em pó, mas é desagradável consumir. O gosto natural do produto não é muito bom e para ficar prazeroso geralmente precisamos misturar em sucos, vitaminas, etc…Nessa vida corrida não temos muito tempo pra isso certo?! Fica a critério.

Requisito obrigatório: Tem que ter uma alta concentração de colágeno tipo I! Ele é o responsável pelo fortalecimento de unhas frágeis, promove maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos. Fornece a pele mais tônus, hidratação, e pode haver uma redução da flacidez cutânea. Possui ação antienvelhecimento. Trata dores articulares, artrose e osteoporose. Minimiza a ocorrência de lesões na terceira idade e em atletas, pois mantém o tecido articular mais hidratado e elástico

Requisito obrigatório: Tem que ser colágeno hidrolisado devido a melhor absorção pelo organismo.

Requisito obrigatório: Não pode conter nenhum dos elementos abaixo, pois são todos prejudiciais a saúde, principalmente se vc for consumi-los diariamente:

  • Acido cítrico
  • Aromatizantes
  • Maltodextrina
  • Dióxido de silício
  • Acessulfame K
  • Açúcar
  • Glúten

Requisito obrigatório: Tem que ser um produto registrado e aprovado pela ANVISA! Nem precisa explicar o por que neh!?

Requisito obrigatório: Tem que ser enriquecido com no mínimo vitamina C! Isso mesmo. A vitamina C é essencial no processo de formação e manutenção do colágeno no nosso organismo que sem ela absorve-lo seria impossível de ocorrer (R29). Basicamente se você tomar colágeno e não ingerir vitamina C de alguma forma, tudo será em vão. Inclusive seu dinheiro jogado fora.

Bem, uma excelente alternativa recém lançada no Brasil e inspirada nas melhores marcas de colágeno dos Estados Unidos é o Collagen Plus. Um produto glúten free, vegan, sem nenhum dos elementos químicos mais prejudiciais a saúde mencionados acima.

Lembre-se que geralmente encontramos pelo menos um desses elementos na maioria dos colágenos disponíveis no mercado, inclusive os que vc encontra nessas casas de “produtos naturais”.

Collagen Plus é o único suplemento hoje que atende a todos os nossos critérios acima mencionados. Esse suplemento já conta com 5 vitaminas e minerais extras que enriquece a fórmula para potencializar a absorção do colágeno no nosso organismo. Ele já inclui a Vitamina C, que é obrigatório caso você realmente queira ver resultados.

Conclusão

Querida, se após ler todo esse artigo você ainda não está convencida de que adicionar mais colágeno à sua dieta é fundamental, espero que você pesquise mais, pois você pode sim ter uma aparência mais jovem. Só bastar querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *