Cronograma capilar: 11 Dicas para recuperar seu cabelo

Você está com o cabelo comprometido, ressecado e sem brilho? É possível que seja necessário recorrer ao cronograma capilar.

O cronograma capilar é uma prática habitual de tratamentos capilares que tem como objetivo recuperar a saúde de seu cabelo.

O uso da chapinha, exposição ao sol, água quente e tratamentos químicos nas madeixas pode prejudicar seu cabelo, por isso você precisa deixar os fios mais hidratados, nutridos e fortes.

E o cronograma capilar pode te ajudar nisso. Quer saber como?

Então confira 11 dicas de como recuperar seus cabelos usando o cronograma capilar e tomando outros cuidados para deixá-los sempre bonitos.

1 Hidrate seus cabelos

O cronograma capilar é composto por quatro tratamentos: hidratação, nutrição, umectação e reconstrução.

O primeiro deles é a hidratação. Esse tratamento ajuda a repor a água e nutrientes que o cabelo perdeu, ajudando a deixar os fios com mais maciez e brilho.

Ao mesmo tempo a hidratação também ajuda os cabelos a receber melhor os outros tratamentos.

Esse tratamento deve ser feito através do uso de uma máscara de hidratação, que deve ser aplicada nas madeixas após o uso do xampu.

É preciso que a máscara haja nos cabelos pelo tempo indicado na embalagem do produto. Então é só enxaguar as madeixas e você já poderá ver os resultados.

2 Nutra seus cabelos

O segundo tratamento é a nutrição, que ajuda a devolver os lipídios dos fios para restituir a oleosidade natural dos cabelos.

Na nutrição você utiliza a máscara de nutrição, que é composto por óleos e manteigas naturais.

Você deve utilizá-la como a máscara de hidratação após lavar os cabelos com xampu, deixando agir pelo tempo indicado na embalagem.

A umectação que é o terceiro tratamento do cronograma capilar também faz a parte da nutrição dos cabelos.

No entanto ao invés de utilizar uma máscara de tratamento você utiliza óleos e manteigas naturais, como óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan, óleo de avelã, entre outros.

Ela pode substituir a nutrição e deve ser feita aplicando os óleos e manteigas naturais diretamente nos fios sujos. Você pode deixar agir por cerca de uma hora e meia ou mesmo dormir com os óleos no cabelo.

Depois é só lavar os cabelos com xampu e finalizar com o condicionador.

3 Fortaleça seus cabelos

A etapa de fortalecimento dos cabelos é feita através da reconstrução. Esse procedimento ajuda a devolver as proteínas que o fio perdeu, dando mais força e enrijecimento.

A reconstrução pode ser feita com queratina, arginina, colágeno, creatina, entre outros. E você também pode utilizar uma máscara de reconstrução que já vem com as proteínas em sua composição.

Você pode fazer o tratamento de duas formas:

Na primeira você usa a máscara de reconstrução após lavar os cabelos com xampu. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue os fios.

Depois aplique um condicionador ou máscara de hidratação para finalizar. Dessa forma seus cabelos não ficarão muito rígidos e terão mais maciez.

Na segunda forma você deve usar uma ampola de proteína capilar e aplicá-la em seus cabelos após lavá-los com xampu.

Então aguarde dez minutos e em seguida aplique uma máscara de hidratação por cima e aguarde mais vinte minutos.

Enxágue os cabelos e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e deixá-los mais sedosos.

4 Organize-se para fazer o cronograma capilar

Agora que você já sabe como funciona e como fazer cada procedimento do cronograma capilar, falta você se organizar.

O cronograma capilar deve ser feito durante o período de um mês, podendo ser prolongado por três meses ou mais, dependendo do estado do seu cabelo.

Caso você esteja com os cabelos saudáveis e não faça tratamentos químicos nele, como tinturas e alisamentos você deve fazer da seguinte forma:

  • Faça uma hidratação na primeira semana e na terceira;
  • Faça uma nutrição ou umectação na segunda semana;
  • Faça uma reconstrução na quarta semana.

Se os seus cabelos estão um pouco comprometidos pelo uso de tinturas ou ação do sol você deve fazer:

  • Duas hidratações e uma nutrição na primeira, segunda e terceira semana;
  • Duas hidratações e uma reconstrução na quarta semana.

Mas se os seus cabelos estão muito danificados, então você deve fazer:

  • Duas hidratações e uma nutrição na primeira e terceira semana; 
  • Duas hidratações e uma reconstrução na segunda e quarta semana.

Lembre-se que os tratamentos devem ser feitos com no mínimo dois dias de intervalo.

Por exemplo, se você fizer uma hidratação na segunda-feira só poderá fazer outro tratamento na quarta-feira.

5 Evite usar chapinha e secador

Além dos cuidados com o cronograma capilar, você também deve evitar o uso de chapinhas e secadores, pois eles acabam ressecando os fios.

6 Corte as pontas dos cabelos

Você também deve ter o costume de cortar as pontas dos cabelos, pelo menos uma vez a cada três meses para evitar pontas duplas e a quebra dos fios.

7 Lave os cabelos da forma correta

Prefira lavar os cabelos com água morna ou fria, pois a água quente deixa os fios mais ressecados e oleosos.

8 Evite deixar o cabelo amarrado o tempo todo

Usar constantemente elásticos e presilhas pode proporcionar a quebra dos seus fios. Por isso é importante que você solte os cabelos de vez em quando e prefira utilizar elásticos de tecido.

9 Evite fazer processos químicos no cabelo, sozinha

Prefira a ajuda de um profissional para fazer processos químicos em seus cabelos como coloração, alisamentos ou clareamento.

Pois dessa forma você terá a segurança de que o cabeleireiro usará os produtos corretos e fará o método indicado para seu cabelo.

10 Tenha uma boa alimentação

É importante que você tenha uma boa alimentação, consumindo alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, pois dessa forma seu cabelo é nutrido de dentro para fora.

11 Tome suplemento com colágeno

Além da alimentação é importante que você faça a suplementação com colágeno, pois essa proteína ajuda a dar mais elasticidade, resistência e flexibilidade aos fios.

Além disso, o colágeno forma uma camada protetora em volta da fibra capilar, assim os cabelos ficam protegidos contra a ação do sol, do vento, chapinha, secador e permanecem hidratados por um período mais longo.

E para ter esse efeito você não pode tomar qualquer suplemento, mas um que contenha grande concentração de colágeno tipo 1, pois ele tem efeito tanto na pele como nos cabelos.

O colágeno também deve ser hidrolisado, pois assim é melhor absorvido pelo organismo.

Não deve conter aditivos que prejudiquem a saúde como ácido cítrico, açúcar, glúten, aromatizantes, entre outros, devendo ser o mais natural possível.

E claro, deve ser aprovado pela ANVISA e ter vitamina C, pois é ela que ajuda no processo de formação e manutenção do colágeno no corpo. 

E o colágeno que mais atende a esses requisitos e que foi lançado há pouco tempo no Brasil é o Collagen Plus.

Sua fórmula foi baseada nas melhores marcas de colágeno dos Estados Unidos e ainda contém cinco vitaminas e minerais, que beneficiam ainda mais a saúde de seus cabelos.

Leave a Comment: